Um gasto que todo chefe de família se preocupa muito no final do mês é a conta de energia. Em algumas residências o gasto é tanto, que chega a comprometer um terço do salário mínimo.

Com a chegada da crise na economia provocada pelo novo coronavírus, muitos tiveram que reduzir suas jornadas de trabalho e milhares perderam seus empregos. Por causa disso, algumas mudanças no dia a dia foram necessárias e a economia de energia é uma delas.

Veja agora o que fazer para economizar energia em sua residência.

Invista nas lâmpadas de LED

Algumas residências ainda possuem a lâmpada incandescente, mas essas lâmpadas não favorecem a economia na conta de luz.

A lâmpada de LED é um ótimo investimento, pois ela pode ser seis vezes mais econômica que as tradicionais e ainda tem a vida útil prolongada. Além disso, você pode encontrá-la em diferentes cores, nas lojas especializadas ou em armazéns.   

Escolha a porta certa

Você pode estar se perguntando: ‘o que a porta tem a ver com a economia de energia?’.

Existem hoje em dia muitos tipos de portas, mas algumas podem ajudar significativamente na economia de energia, pois algumas possuem vidros que contribuem para a entrada de iluminação natural dentro da residência.

Por isso, escolha algum modelo que tenha isso a seu favor como, porta de correr de alumínio, por exemplo. Se possível, coloque mais que uma dessas portas em sua residência, dessa forma você conseguirá ter uma iluminação maior no seu lar, diminuindo o uso das lâmpadas e economizando energia.

Use cores claras

As cores claras no ambiente residencial são muito boas para a economia de energia, pois deixam os espaços mais claros. Dessa forma, não será preciso estar com as lâmpadas ligadas a todo tempo.

Mesmo que você goste de cores mais quentes, prefira pintar apenas uma parede, preservando as cores claras nas demais paredes da casa.

Priorize a iluminação natural

A iluminação natural é perfeita não apenas para a economia de eletricidade, mas também para evitar que fungos e bactérias se proliferam no ambiente doméstico.

Por isso, crie medidas para que essa luz natural entre no seu lar. Você pode colocar além da porta ideal, uma telha de plástico, abrir mais janelas pela casa e até mesmo espalhar espelhos em pontos estratégicos da residência, já que os espelhos podem refletir a luz natural deixando a casa mais clara.   

Não deixe aparelhos em Stand By

Outra forma de economizar energia de forma consciente é não deixar os aparelhos eletrônicos no modo Stand By. Algumas pessoas pensam que não gastam nada ou que o gasto é insignificante, mas a verdade é que durante o mês a economia pode até ser pouca para alguns, mas para outros fazem toda a diferença.

Evite usar chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é um verdadeiro vilão nas contas de energia alta. Seu uso consome muita energia, pois para mudar a temperatura da água fria para quente é preciso de muita energia. Por isso, evite usar esse item.

Não abra a geladeira muitas vezes

A geladeira só deve ser aberta quando for necessário, ou seja, quando for tirar algo para seu consumo. Evite abrir a geladeira várias vezes simplesmente para olhar o que tem. A troca de temperatura contribui para o aumento do consumo de energia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *