É o desejo de todo ser humano ter qualidade de vida, ser saudável e possuir bem-estar constante, sem preocupações. Mas a verdade é que, o que garante que a saúde esteja em dia e as coisas corram bem, é ir ao médico periodicamente e fazer uma checagem geral.

Para as mulheres, existem alguns exames que são essenciais e não devem ser deixados de lado.

Quando efetuados a tempo, alguns exames são capazes de gerar diagnósticos precoces, podendo, assim, reverter problemas de saúde e salvar vidas.

Veja abaixo alguns exames que você, mulher, não pode deixar de fazer.

Papanicolau

Papanicolau ou Citologia, é um exame essencial para qualquer mulher. É recomendado para todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual.

Este exame é fundamental no diagnóstico de algumas doenças, podendo detectar não só infecções, mas também algumas células cervicais pré-cancerígenas. Uma vez que essas células são detectadas precocemente, podem ser tratadas evitando a evolução para o cancro.

Ele é realizado também para despistar inflamação vaginal e doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV (Vírus do Papiloma Humano).

Consultas periódicas ao dentista

Muitas pessoas não sabem, mas um número cada vez maior de estudos relaciona doenças gengivais com diversos problemas que afetam a saúde da mulher.

As cáries podem ser um caminho para que bactérias se proliferem na corrente sanguínea e se espalhem por todo o organismo, podendo causar problemas mais graves.

Outras complicações causadas pela má higienização bucal, são: Problemas cardíacos, Derrame, Diabetes e Problemas respiratórios.

Então, pesquise também plano odontológico em Curitiba, consulte-se com um dentista e cuide da sua saúde bucal.

Mamografia e Ecografia mamária

Além do autoexame da mama, a mamografia e ecografia mamária podem salvar a vida de uma mulher.

Esses exames são de extrema importância para detectar, entre outras doenças, o cancro de mama.

Ao fazer o toque em suas mamas, analise se não há algo fora do comum e, se encontrar alguma anomalia, não hesite em marcar uma consulta para que o médico faça um diagnóstico completo.

Caso tenha casos em sua família de mulheres que foram diagnosticadas com cancro de mama, é importante realizar este exame antes dos 40 anos. Mas, normalmente, deve ser feito a partir dos 45.

Análises ao sangue

Os exames de sangue estão entre os exames mais importantes, pois através de suas análises, é possível saber seus níveis de colesterol no sangue e prevenir o risco de outras complicações para a sua saúde.

É fundamental que se faça o hemograma regularmente, para que sejam descartados os riscos de enfartes e/ou AVC.

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo, portanto, esteja sempre atenta.

Colonoscopia

A colonoscopia não é um exame exclusivo para as mulheres, mas não deve ser dispensado, principalmente a partir dos 50 anos de idade ou aos 45 anos, caso haja antecedência de familiares com cancro colorretal.

Este exame permite detectar prematuramente lesões malignas ou pré-malignas no intestino, fazendo que ocorra uma intervenção imediata, mesmo não havendo a presença de sintomas de cancro colorretal. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *