O momento da recolocação no mercado de trabalho sempre é desafiador.

Por mais que a gente se ache preparadas para uma nova oportunidade, nada é simples, principalmente nos tempos atuais, com o desemprego batendo recordes e tantas mudanças significativas nas profissões e na forma das empresas contratarem – o crescimento dos trabalhos por projetos e terceirizados.

E cada uma tem a sua história: retornando após uma demissão, uma maternidade ou o desejo por uma experiência profissional nova.

Mas não precisamos ficar angustiadas, o valor profissional sempre será visto com bons olhos, desde que a gente se prepare da melhor forma possível e se venda com eficiência.

Você está em busca de novas oportunidades? Comece por aqui. Com essas dicas o caminho pode ficar mais fácil.

Dica 1: Reflita sobre os seus objetivos profissionais!

Este é o melhor momento para repensar a carreira e decidir sobre qual rumo você quer dar a ela. Se quer manter-se na atividade na qual trabalhou por último ou quer mudar de profissão ou de área dentro dela.

É também uma boa oportunidade para repensar a sua trajetória como um filme com suas realizações, que poderá reforçar a sua confiança e a autoestima, o valor que você construiu e o quanto ele será útil nos novos desafios.

Dica 2: Organize suas finanças!

É sempre seguro partirmos para a busca de novos oportunidades com as finanças organizadas e equilibradas – o máximo que puder. Aproveite para:

  • Avaliar dívidas a vencer e renegociar o que for possível;
  • Revisar detalhadamente o orçamento pessoal;

É uma ótima forma de estar totalmente focada na busca profissional – que vai exigir muita pesquisa, qualificação e atenção com os processos seletivos.

Dica 3: Avalie seu guarda-roupa profissional!

Sim, depois de alguns anos em uma empresa, ou estando longe do mercado, muita coisa muda nos dress codes das empresas, principalmente se você vai mudar de um ambiente formal para um informal ou vice-versa.

É importante rever as peças, descartar as desnecessárias ou muito usadas e construir – dentro das possibilidades financeiras, claro – um guarda-roupa mais próximo das suas buscas.

Dica 4: Qualificar-se muito. E muito!

O título não é exagerado, acredite. O mercado de trabalho está altamente competitivo em todos os segmentos e o principal diferencial é a qualificação.

E você não precisa investir em MBA ou Doutorado se não quiser. Dependendo do seu objetivo, os cursos Técnicos e de Especialização podem ser as melhores escolhas, de custo menor principalmente os online. E com retorno mais rápido, pois a oferta de vagas é maior.

Dica 5: Investir e preservar o seu networking!

Você já tem uma rede de relacionamentos e o segredo é preserva-lo em contatos sociais com alguma frequência – sem ser ostensiva, para cada pessoa você saberá a medida ideal.

Nestes contatos, exponha seus objetivos sem muita insistência, deixe a outra pessoa confortável para ouvir sem parecer um pedido de emprego. E os eventos ligados à sua área profissional de interesse são ótimas ocasiões para novos contatos.

Dica 6: O mercado de trabalho mudou muito. Temos de nos adaptar!

O mercado de trabalho assusta quem está voltando depois de anos na tradicional vida corporativa. Hoje em dia também temos os trabalhos temporários, os projetos, a relação como Pessoa Jurídica, o home office, os trabalhos no exterior.

Tudo isso com uma naturalidade que impressiona. Então é o momento de ler bastante sobre eles e avaliar quais modelos agradam e você aceitará.

Dica 7: Crie sobre um currículo incrível!

Esta é uma hora tão aguardada – e tão tensa: a hora da carta de venda da nossa vida profissional.

E depois de tantas décadas de tecnologias e formas de trabalhar, é surpreendente como as oportunidades ainda começam com o bom e velho currículo.

Existem muitas dicas importantes e o layout do currículo é outro ponto fundamental, ele deve refletir a sua personalidade e a sua área profissional. Você pode baixar modelos de currículos incríveis para escolher o seu!

 

Espero que estas dicas tenham ajudado você a começar a construir seu novo caminho profissional em busca das oportunidades!

Sucesso!

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *