Independentemente de a sua interrupção na carreira ter sido planejada ou não planejada, retornar à força de trabalho depois de um longo período afastado pode ser um desafio.

Alguns recrutadores e gerentes de contratação entenderão anos a fio longe do expediente formal, mas outros podem sentir receio de contratá-lo. E, com o tempo longe da força de trabalho, suas habilidades – junto com seu currículo e habilidades de entrevista – podem precisar de uma atualização.

Pode ser difícil se sentir confiante e qualificado também. Sobrecarregado? Nervoso? Não seja: veja como ter uma procura de emprego bem-sucedida e voltar ao emprego depois de uma licença.

Dicas para voltar ao trabalho depois de uma pausa na carreira

Avalie o que o seu trabalho quer e precisa

Não mergulhe apenas em pesquisas em sites de postagem de empregos. Em vez disso, reserve um tempo para considerar o que você quer: que tipo de trabalho será gratificante? E você quer voltar para um papel como o que você tinha antes de deixar a força de trabalho, ou você quer tentar algo um pouco diferente?

Considere o que você gostaria de sair de um emprego e por que (além de razões financeiras) está interessado em trabalhar novamente. Lembre-se também das suas necessidades: sejam requisitos salariais, horários flexíveis ou qualquer outra coisa.

Faça uma lista dos requerimentos para o seu próximo trabalho

Além disso, reflita sobre sua interrupção na carreira. Você aprendeu uma nova habilidade, voluntariou-se, deu aulas? Mesmo que você não esteja trabalhando ativamente, você pode ter notáveis ​​realizações para mencionar durante as entrevistas ou adicionar ao seu currículo.

Reaprenda sua indústria e rede

Se já passou algum tempo desde que você trabalhou, provavelmente precisará se familiarizar com seu setor e as oportunidades de emprego nele. Alguns passos possíveis a serem seguidos:

  • Pesquise seu setor: pesquisando empresas e sua indústria. Você pode estar particularmente interessado em descobrir a faixa salarial para funções que são de seu interesse. Veja mais informações sobre como pesquisar empresas antes da entrevista.
  • Rede: fale com ex-colegas para informar que você está voltando à força de trabalho. Não só você pode conseguir oportunidades de trabalho em potencial, mas esses contatos também podem atualizá-lo sobre as últimas perspectivas do setor – os grandes agentes o novo jargão etc. Peça dicas e sugestões para voltar ao trabalho.
  • Participe de conferências e entrevistas informativas: a configuração de algumas entrevistas informais também pode ajudá-lo a se sentir atualizado sobre seu setor. Isso ajudará a manter suas referências frescas durante as entrevistas de emprego. Conferências também podem ajudá-lo a se atualizar, além de ser uma oportunidade de expandir sua rede. Até mesmo participar de um Grupo do LinkedIn relacionado ao seu setor pode ajudá-lo a voltar ao ritmo.

Atualize suas habilidades

Durante sua pesquisa no setor, você pode descobrir que há um novo mundo. Novos programas podem ser essenciais. Ou talvez as ferramentas sejam as mesmas, mas faz algum tempo desde que você as usou. Refresque suas habilidades antes de sair em entrevistas ou enviar cartas de apresentação – isso ajudará você a se sentir mais confiante como candidato. Aqui estão algumas ideias:

  • Trabalho voluntário: mesmo que não esteja relacionado ao seu campo, o voluntariado em uma base regular pode fazer com que você se acostume a um ambiente estruturado, que os empregadores gostam de ver. Bônus se seu voluntariado construir ou manter habilidades que os empregadores em potencial desejam ver nos candidatos.
  • Aulas: se houver novos produtos ou programas disponíveis que não sejam familiares para você, talvez faça sentido participar de uma aula. Isso pode ser um curso em pessoa ou um tutorial on-line. Depois de dominar a nova habilidade, você pode incluí-la na seção de habilidades do seu currículo.
  • Newsletters, podcasts: até certo ponto, você pode não precisar de novas habilidades. Alguns campos não mudam rapidamente. Pode ser que você precise se lembrar de como a indústria funciona, se isso significa folhear seus antigos livros didáticos, participar de conferências ou começar a ler notícias diárias do setor, ouvir podcasts, assinar boletins informativos, etc.

Praticar habilidades de busca de emprego

Quanto tempo se passou desde a última vez que você se candidatou a um emprego? Se é difícil lembrar, você provavelmente precisará atualizar seu currículo e talvez o seu perfil do LinkedIn também!

Ao atualizar seu currículo, considere optar por uma versão funcional, em vez de uma versão cronológica – isso pode ajudar a diminuir a lacuna no histórico de empregos.

Você também quer praticar também para entrevistas – isso significa revisar suas respostas para perguntas comuns sobre entrevistas e montar um material de entrevista.

Explique sua ruptura de carreira – mas seja breve

Se você teve um longo intervalo, provavelmente terá que discuti-lo em sua carta de apresentação, bem como durante as entrevistas. Não importa qual o motivo da sua licença prolongada da força de trabalho, mantenha sua explicação breve.

Uma frase simples serve, como por exemplo eu passei o tempo cuidando de um parente doente ou foi importante estar em casa com meu filho até a creche ou passei os últimos anos viajando pelo mundo, trabalhando em minhas habilidades linguísticas.

Qualquer que seja a sua razão para estar longe, tente resumi-la a e algo breve – e retorne a conversa para o trabalho que você fez antes de seu tempo de folga.

Sua experiência de trabalho continua relevante, mesmo se algum tempo se passou desde que você ganhou essa experiência.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *