Todo mundo em algum momento da vida precisa fazer alguma transferência bancária entre bancos diferentes. Para isso é preciso saber algumas informações importantes para que a transação seja feita da forma correta, sem erros.

Na hora de fazer uma transferência bancária é preciso muita atenção para não perder dinheiro.  

É comum surgirem dúvidas quanto a esse tipo de operação, mas esse assunto não é tão difícil de entender. Neste artigo vamos ver mais sofre tipos de transferências, se há algum tipo de custo envolvido e quais os erros mais comuns.

Bancos diferentes: Como fazer uma transferência em dinheiro?

Hoje em dia as principais transferências bancárias são feitas por meio de duas operações, o DOC e TED. Mas antes de escolher uma delas, você precisa conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma.

Um ponto negativo dessas duas opções é que existem algumas instituições bancárias que ainda cobram um certo valor para transferências entre bancos distintos. No entanto, não há custo algum para transações entre o mesmo banco.

Para fazer uma transferência em dinheiro entre bancos diferentes é preciso saber antes algumas informações relevantes.

Por exemplo, é preciso ter a certeza se os dígitos da outra conta estão corretos. Digamos que você precise fazer uma transferência para a agência 3880 da Caixa. Você pode ter a certeza de que estar fazendo a transferência para a conta correta por saber onde fica agência 3880 Caixa, que neste caso fica em Itaitinga – Ceará.

Por confirmar alguns dados antecipadamente você consegue ter a certeza de que está fazendo tudo certinho, sem erros.

A transferência em dinheiro pode ser feita por meio do aplicativo do seu banco, através de caixas eletrônicos ou até mesmo na própria agência. No entanto, o modo mais rápido e cômodo é através do aplicativo do banco.

O que é TED e como ele funciona?

TED é a abreviação de Transferência Eletrônica Digital.  É um tipo de transação que os bancos disponibilizam para que a transferência bancária caia no mesmo dia na conta indicada. Exceto quando a transação é feita no fim de semana, neste caso o dinheiro só cai no próximo dia útil.  

Neste tipo de transação é possível fazer transferências bancárias com valores altos, o que exige ainda mais cuidado na hora de transferir. Por isso, confira bem cada dígito e informações antes de confirmar a transferência.

O que é DOC e como ele funciona?

DOC é a abreviação para Documento de Ordem de Crédito. É uma operação disponibilizada pelas instituições bancárias para transferência de valores entre contas do mesmo banco ou de bancos diferentes.

A diferença entre essa operação é o TED é que no DOC, o valor transferido só cairá na conta indicada um dia depois. Quando a transferência é realizada no fim de semana, o dinheiro só cairá na conta nos próximos dois úteis.

Além da transferência não ser imediata, por meio do DOC o valor permitido para transferência é bem menor que o TED.

Pelo Pix é mais seguro?

Fazer transferências bancárias pelo Pix requer a mesma atenção que nas operações anteriores. É preciso confirmar cada dado que aparece no aplicativo para ter a certeza que está transferindo para a pessoa certa. A vantagem aqui é que o dinheiro transferido cai na mesma hora e não há custo para essa operação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *