É um fato que reformar a casa pode dar muito trabalho e que a principal questão nisso tudo é todo o dinheiro gasto no meio do caminho.

Estamos vivendo em uma época em que gastar muito dinheiro não é uma opção, mas por muitas vezes uma reforma ou outra não podem ser deixadas para depois. 

E foi pensando nisso que separamos aqui algumas dicas ótimas para você que precisa reformar a sua casa, mas quer gastar pouco para isso. Ficou interessado? Continue lendo a seguir.

1. Faça você mesmo

Essa é uma das dicas mais importantes, pois na maioria das vezes se gasta mais com mão de obra do que com a reforma em si. 

Comece fazendo coisas mais simples que estão ao seu alcance e que você poderá fazer sem muito mistério, como aplicação de rejunte, pintura, furos para estantes, dentre outros pequenos reparos.

Se você tem uma porta de correr de alumínio, por exemplo, pode dar uma renovada na cor para que fique com aparência de nova. O segredo é fazer coisas fáceis e depois buscar aprender as mais difíceis.

Não tenha medo de ser criativo e não foque em errar ou acertar, pois o resultado é sempre gratificante quando se adquire aprendizado.

2. Planeje-se

Para reformar uma casa com pouco dinheiro, é essencial que haja um planejamento com tudo o que precisa ser feito. Porém, não ponha muitas expectativas no plano, afinal, imprevistos são comuns.

Fazendo um planejamento detalhado, você pode visualizar tudo o que precisa ser feito e selecionar os itens que necessitam ou não da ajuda de um profissional qualificado.

Além disso, será muito útil montar uma organização também para montar móveis e comprar objetos decorativos, pois desta forma você poderá comprar de acordo às prioridades e controlar melhor os gastos.

3. Procure profissionais iniciantes

Caso você não tenha escolha e seja realmente necessário contratar um profissional, uma ótima alternativa é contratar profissionais iniciantes que precisam adicionar experiência no currículo e no portfólio. Eles geralmente cobram um preço mais em conta e ambos os lados se ajudam.

Apesar disso, não deixe de fazer um orçamento antecipado, para você ter uma noção de quantidades de materiais necessários e também o valor da mão de obra. 

4. Renovar móveis usados

Uma opção muito eficaz para reformar sua casa gastando pouco dinheiro é renovar seus móveis antigos ou até mesmo comprar móveis usados e reformá-los. Porém, tenha sempre cuidado e atenção no estado de deterioração dos móveis, caso contrário, você poderá gastar dinheiro em um objeto que vai precisar passar por dedetização ou nem poderá ser usado.

Aquele seu móvel que está apenas desgastado não deve deixar de ser interessante ou útil, por isso, você pode comprar lixa, tinta e verniz e transformá-lo. 

5. Aproveite as áreas

Em uma reforma, geralmente muitas áreas não são aproveitadas como deveriam. As pessoas acabam construindo novos locais e gastando dinheiro a mais, ao invés de aproveitar um espaço que já existe.

Aproveite os espaços livres da sua casa usando e abusando da criatividade e crie ambientes aconchegantes com o que já possui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *