Milhares de pessoas passam o ano todo economizando dinheiro para aproveitar as promoções da Black Friday. Nesse período, o comércio investe nas promoções de final de ano para atrair mais clientes e conseguir realizar mais vendas.

A Black Friday é um momento em que muitas pessoas aproveitam para comprar algum item que necessita ou para aproveitar os preços baixos. Independente de qual seja a sua intenção, é importante ficar atento para aproveitar as promoções, porém, sem ser enganado, ou seja, evitando cair em golpes.

Outra questão importante é aproveitar o período de forma consciente. Vamos ver agora neste artigo algumas dicas para aproveitar as ofertas da Black Friday sem dor de cabeça.

Analise sua situação financeira

A primeira coisa que você deve fazer é analisar a sua situação financeira. Tem pessoas que não calculam o quanto tem para gastar nesse evento e termina metendo os pés pelas mãos.

Para que isso não aconteça com você, analise a sua situação financeira. Veja se é possível fazer determinada compra. Mesmo que as promoções pareçam ser muito vantajosas, é preciso ter consciência na hora de gastar, para não ficar endividado sem necessidade.

Faça uma avaliação sincera, se realmente você precisa de determinado item ou se é possível esperar mais um pouco para comprá-lo.

Faça um planejamento

Fazer um planejamento para as compras da Black Friday é fundamental para não ficar endividado. Isso significa comprar de maneira consciente.

Antes de sair para as compras, faça uma lista do que realmente você precisa comprar. Dessa forma, você evita sair comprando tudo que vê sem calcular os gastos. Com uma lista, você terá mais controle sobre suas compras. Isso vai evitar que você tenha um estresse futuro com os gastos excessivos.  

Cuidado com compras no cartão

Algumas pessoas até tentam fazer um cartão de crédito para negativado só para aproveitar as promoções da Black Friday. Bem, não tem nada de errado em usar o cartão de crédito para fazer compras, mas você precisa ter cuidado.

Algumas pessoas acham que o cartão de crédito é a solução para todos os problemas, mas não é bem assim. Muitas pessoas que hoje estão com o nome negativado, estão nessa condição porque não souberam usar de forma consciente o cartão.

Por isso, evite sair comprando tudo no parcelado, pois os valores das parcelas acumuladas podem comprometer sua renda.

Cuidado com promoções imperdíveis

Muitos estabelecimentos físicos e online oferecem descontos ou promoções imperdíveis. Mas é preciso ficar atento a estas ofertas tão vantajosas para não cair em golpes.

Esse cuidado deve ser maior especialmente para as compras online, por isso, antes de comprar qualquer coisa, verifique a reputação da loja, observe também os comentários de outros clientes. Assim, você saberá onde está pisando.  

Conheça seus direitos

É fundamental conhecer seus direitos, pois, nessa época é comum que alguns estabelecimentos tenham algumas atitudes erradas. 

Saiba que a loja não pode cancelar seu pedido depois que você finalizar a compra. Além disso, as lojas não podem cobrar um valor que não seja o anunciado e também precisam entregar o produto dentro do prazo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *