Comprar o primeiro imóvel é, sem dúvidas, o sonho e a maior conquista para algumas pessoas. 

Porém, nem todos sabem o que fazer e o que pensar para darem esse passo, e foi pensando nisso que separamos aqui dicas essenciais para auxiliar nesse momento tão importante. Confira!

1. Planejamento

A melhor forma de chegar a um destino e alcançar objetivos é olhar o caminho antes. Tudo que é feito sem que antes haja um planejamento, principalmente grandes decisões, tende a não dar certo ou gerar dores de cabeça.

O primeiro passo você já deu, que é decidir que pretende comprar um imóvel, mas depois disso você parar, analisar e escrever todos os detalhes e caminhos que precisam de destaque. 

Escreva qual o tipo de primeiro imóvel deseja, quais bairros gostaria de morar, qual o valor limite da compra, dentre outras coisas.

2. Decida entre um imóvel na planta, novo ou usado

Decidir entre essas três opções é um passo primordial antes de criar um roteiro de pesquisa, isso porque além de diminuir o campo de busca, cada uma delas envolve um custo diferente.

Um edifício antigo pode ter um apartamento maior com um melhor custo benefício, porém, é preciso se atentar na condição do prédio para o caso de precisar vendê-lo futuramente, se ele irá se valorizar ou desvalorizar devido essas condições. Neste caso, você precisará solicitar a matrícula atualizada de imóvel para estar por dentro de todas as informações sobre o mesmo.

Um apartamento na planta, em uma região de rápido desenvolvimento, pode ser bem menor, mas pensando em um cenário futuro, ele se transformará em um melhor investimento.

A escolha do imível irá depender do perfil do comprador, se precisa de um espaço maior ou menor etc.

3. Organização financeira

Uma parte crucial para quem deseja comprar um imóvel é passar a cuidar melhor da vida financeira, afinal de contas, essa não é uma decisão barata.

Criar hábitos financeiros mais saudáveis, como por exemplo: uso de cartões de crédito de forma consciente, dívidas pagas, evitar e cortar gastos desnecessários e guardar um valor mensalmente, te dará muito mais chances de conseguir financiamento ou maiores créditos para a compra do seu primeiro imóvel.

4. Leve em conta a localização

Ao escolher onde morar, você deve colocar no papel quais são suas prioridades com relação à região, se deseja morar perto de mercados, farmácias e até mesmo do trabalho.

Por isso, veja se compensa gastar com transporte para chegar onde precisa ou se é melhor ter um apartamento um pouco inferior, porém, que garanta um fácil acesso aos locais essenciais.

Leve em consideração se a rua em que está localizado o imóvel possui diversas possibilidades na hora de chegar e sair, como são os horários de pico e, é claro, se está localizado em um bairro seguro.

5. Pense no apartamento como um investimento futuro

Por mais que seja um sonho, também é preciso pensar a longo prazo. 

A compra de um primeiro apartamento consiste em um grande e importante investimento financeiro, portanto, pense nas vantagens e desvantagens da sua escolha sob essa perspectiva. 

Tenha em mente que o importante é tentar equilibrar qualidade de vida, com um imóvel que também seja um bom investimento que esteja dentro das suas condições.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *