Temperos naturais para substituir os industrializados

Mesmo sabendo que o natural é sempre a melhor pedida, a vida corrida e agitada nos faz optar por alternativas mais práticas e rápidas na hora de cozinhar. Isso vai desde os congelados, até os terríveis temperos industrializados. Para abolí-los de vez da sua vida, veja as melhores maneiras de substituí-los por temperos naturais. Bela Gil aprova.

Por que substituir os industrializados por temperos caseiros?

Primeiramente é preciso entender porque devemos diminuir (ou cortar) o uso dos temperos industrializados. O principal ingrediente desses cubinhos mágicos é o glutamato monossódico, que funciona como um realçador de sabor. Essa substância, a longo prazo, pode causar uma espécie de atrofia das papilas gustativas, fazendo com que você precise cada vez mais de sal ou glutamato monossódico para sentir o sabor dos alimentos. Ou seja, você jamais poderia ser um jurado do Masterchef.

Além disso, vários estudos indicam (aqui tem apenas um deles) que essa substância pode ocasionar hipertensão, obesidade, alergias, depressão, entre outros doenças, se usada a longo prazo e excessivamente. Além disso, a quantidade de sódio contida nesses temperos é muito maior do que a recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

Mas então, o que usar para substituir os temperos industrializados?

temperos naturais

Alho e cebola: o mais básico dos temperos naturais

É a combinação mais comum de todas. No Brasil, é bastante comum que tudo seja temperado com esses dois ingredientes. Para não enjoar do sabor, o que prefiro fazer é usá-los separados, em dias alternados, para evitar que tudo fique com o mesmo gosto todo dia.

Se você é do tipo que não gosta de sentir os pedacinhos desses temperos na comida, uma boa opção é batê-los no liquidificador com um pouco de sal. Esse tempero pode, inclusive, ser mantido na geladeira por uma semana. É prático, rápido e natural.

temperos naturais

Ervas aromáticas

Eu, particularmente, adoro um saborzinho extra nos alimentos, desde o frescor do hortelã, até o controverso sabor do coentro. Para saber quais são as ervas que mais te agradam, o ideal é ir testando e pesquisando a melhor maneira de usar cada uma. Já contei aqui um pouquinho sobre algumas delas, e aqui ensinei como manter uma pequena horta em casa.

Se você não tiver espaço para uma horta, o ideial para a conservação é picar as ervas, colocá-las em cubinhos de gelo e, completar com azeite. Depois de congelados, os cubinhos podem ser colocados em saquinho, para ocupar menos espaço. Na hora de cozinhar, é só descongelar.

temperos naturais

Caldos caseiros

Ah, mas dá muito trabalho fazer o caldo em casa. Sim, dá mesmo. Porém, você pode fazê-lo em grande quantidade e congelar em porções menores, usando forminhas de gelo ou copinhos descartáveis. Imagina só, ter sempre a mão um caldinho gostoso e saudável feito por você para temperar suas preparações?

Existem inúmeras receitas, desde aquelas que levam somente legumes, até aquelas com frango ou carne vermelha. A boa notícia é que você pode usar os cortes mais baratos para esse tipo de prepação, e fica até mais delicioso. Aqui no Panelinha tem duas ótimas receitas.

temperos naturais

Vegetais de sabor intenso

Alguns vegetais podem ser incorporado nos pratos como tempero. É uma das minhas maneiras favoritas de temperar, já que cada prato fica com um sabor único. Os mais utilizados são o aipo, alho-poró e os pimentões. Se você gosta de tudo prático, também pode batê-los no liquidificador com sal e pimenta e obter um tempero cremoso, que funciona com quase tudo.

E você, quais temperos naturais mais gosta de usar? Conta aqui nos comentários!

Comente pelo Facebook

10 thoughts on “Temperos naturais para substituir os industrializados

  1. Olha, sou uma sortuda por ter uma mãe que cozinha sem usar temperos industrializados. Aqui em casa é basicamente alho, cebola e pimenta! Foi bom crescer assim, pois aprendi a fazer a comida sem usar esses temperinhos (só o do miojo no miojo, hehehehehe). Gostei da opção de bater a cebola, pois é algo que eu odeio (sei lá, dá um nervoso quando eu mastigo, hahahahaha).

    Um beijo! ♥
    http://www.daniquedisse.com.br

    1. Não consigo me habituar com o sabor do chimichurry, sabia? Sempre acho forte demais e não consigo fazer combinar em nada. Preciso aprender a usar, eu acho haha aceito sugestões. Beijos!

  2. Concordo!
    Eu gosto muito mais dos temperos caseiros… não acho que faz muito sentido ficar utilizando temperos prontos, sabe?
    É o tempero feito em casa que faz com que a comida tenha aquele gosto delícia de comida caseira!
    Sem falar que parece que a comida absorve o tempero de um modo mais suave… sei lá, kkk! Prefiro muito! :D

    Beijos Lu ;)
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    1. Realmente fica tudo mais suave, né? Eu tenho a sensação de que, com o tempero pronto, tudo fica com o mesmo gosto sempre, e não dá pra sentir o real sabor do alimento. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>