Há algum tempo nós acompanhamos como o mercado formal de trabalho está cada dia com menor oferta de posições e a queda do rendimento médio na maioria das carreiras.

A crise econômica e os mais de 13 milhões de desempregados fazem o ambiente corporativo tornar-se mais competitivo, no bom e no mau sentido. Muitas vezes não são ambientes saudáveis e nós, mulheres, ainda sofremos com discriminação e assédio.

Isso leva muitas mulheres, de todas as áreas de trabalho, a repensar suas carreiras e até mesmo a motivação de trabalhar na área onde estão atualmente. Com a velocidade com que novos negócios surgem, parece que estamos perdendo quilômetros por dia na corrida do mercado profissional, não é mesmo?

Neste momento, surgem muitas questões.

Estou na área que realmente me satisfaz?

Essa carreira me motiva pessoalmente?

Tenho perspectivas financeiras e de crescimento?

Porém, a internet pode ser sua aliada para conhecer mais as possibilidades de negócios e se redescobrir em um rumo totalmente diferente. Você está pensando em trocar de área ou carreira? Veja como a internet pode te ajudar

1 – Valorize seu networking!

Nós falamos com as maiores amigas mais por mensagens do que pessoalmente, não é mesmo? Natural, são os tempos que nos permitem estar 100% na casa do outro.

E você pode e deve reforçar e valorizar o seu networking tão duramente conquistado. Conversando mais com as pessoas nas redes sociais sobre os mais variados assuntos. Participando de grupos de interesses relacionados aos seus. Usando redes sociais como o LinkedIn que trata exclusivamente das relações profissionais.

É um círculo intenso de conexões, informações e opiniões, que não conseguiremos no dia a dia profissional ou nas reuniões sociais, e podem surgir ideias incríveis sobre o que fazer com a carreira atual ou que opções podem ser o seu futuro.

E estas pessoas (ou boa parte delas) certamente ajudarão você em recomendações, oportunidades e, quem sabe!, parcerias.

2 – Consuma muito conteúdo sobre as suas ideias. Sem moderação!

Você certamente tem caminhos profissionais na sua mente, apenas precisa avaliar cada uma e a informação de qualidade é o melhor caminho para se sentir segura nas escolhas.

Pesquise na internet sobre profissionais que são referência na área que você deseja e ouça suas experiências, as lições, referências de sites e blogs para continuar pesquisando. Mais informação qualificada leva a decisões mais embasadas.

E tudo bem que a área seja a mesma de hoje. Conhecer quem faz sucesso ajuda a ter mais certeza se você está no caminho certo, se você está no momento certo dela ou se deve repensar e corrigir algo.

Tem muita informação de qualidade e gratuita nas redes sociais , sites e blogs.

Aprecie sem moderação.

3 – Conheça as carreiras e modelos de negócios do futuro. E descubra que a sua está no passado!

O mundo digital abriu as portas para muitas profissões que não existiam há poucos anos. As relacionadas ao Marketing Digital, por exemplo, surgiram com a demanda dos negócios digitais por uma forma de marketing que falasse com o público deles.

Pesquise sobre as carreiras que fazem parte deste novo ciclo – o Digital – no mundo profissional, você poderá achar algumas que façam sentido com o que você pretende em termos profissionais e pessoais.

Já parou para pensar em trabalhar em home office? Essa é uma tendência forte e permanente. Já pensou em empreender? Este será o caminho da maioria das mulheres e homens em poucos anos.

Você encontrar a carreira e a área que te satisfazem.

4 – Qualifique-se com conhecimento digital. Você só tem a ganhar!

Cursos online. Um instrumento poderoso de conhecimento, de baixo custo – e muitos ótimos cursos são gratuitos – e que permite estudar no melhor horário, em qualquer lugar. Hoje em dia temos excelentes alternativas em todas as áreas do conhecimento, das habilidades mais simples a cursos de gestão e liderança.

Você pode tanto aprofundar seu conhecimento e diferenciar-se na carreira atual – e quem sabe estará resolvendo a sua questão – quanto qualificar-se para uma nova e começar a construir um novo caminho!

 

Gostou deste artigo? Espero que ele tenha ajudado você a criar caminhos rumo a uma escolha melhor para a sua vida profissional. E com a escolha, descubra como ganhar dinheiro na internet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *