Você tem vontade de abrir um negócio próprio, empreender?

Certamente é a vontade de muitos brasileiros que estão insatisfeitos com a vida profissional – ou a vida financeira que a carreira proporciona – estão desempregados ou querem realmente mudar de vida, ser protagonista no mundo dos negócios.

E a chegada do mundo digital aumentou muito essas possibilidades de empreender, não só um canal muito forte para um negócio físico mas como um empreendimento que já nasce digital.

Hoje praticamente todo tipo de negócio pode ser pensado digitalmente. Talvez isso torne a escolha final ainda mais difícil, com tantas oportunidades de ser bem sucedido, mas também com o receio de não dar certo.

Neste artigo vamos falar de x dicas para abrir uma empresa e ser independente. Existem muitas outras, espero que essas dicas ajudem você a decidir pelo melhor caminho.

Dicas para um negócio próprio começar no rumo ao sucesso

Escolha o produto com o qual você se identifica

Existem inúmeros produtos e serviços que estão em alta no mercado, mas isso não quer dizer que você terá sucesso com um deles. Grande parte do sucesso está na sua motivação em vender o produto.

Conheça muito bem o seu público

É fundamental saber que é o seu cliente em potencial e onde ele está, principalmente nos negócios físicos com um braço digital. A dimensão de público pode mudar até mesmo a forma de vender seu produto.

Tenha um plano de negócio

O Plano de Negócio é o começo de tudo e onde você ter uma séries de definições, do produto/cliente e a concorrência até as despesas e receitas mensais e estimativa de lucro. Ele pode ser revisto ao longo do caminho, mas deve ser o mais fiel possível às suas expectativas – a motivação novamente.

Participe de todas as etapas

Você não precisa executar – por exemplo, produzir – mas deve estar presente em todas as decisões, conhecer os processos e questionar. É o seu negócio e você será o maior vendedor dele. A convicção é fundamental.

01 – Bolos decorados

É um segmento que cresce cada vez mais, na tendência das pessoas de criarem festas temáticas – e tema é o que não falta hoje em dia.

Você pode oferecer desde temas que estão na moda – super-heróis por exemplo – até algo mais genérico – por que não um bolo sobre hipismo ou um boy band?

Pontos de atenção:

  • A criatividade aqui não pode ter limites para oferecer os temas. Mas é importante conhecer os detalhes que caracterizam – ser atualizado a respeito.
  • Dominar todas as técnicas para fazer os bolos – cada tem o seu nível de dificuldade.

02 – Customização de roupas

É um nicho que se aproveita não só pelo momento econômico – as pessoas querem aproveitar mais as roupas – mas também pela conscientização de evitar o desperdícios, com muitas roupas que são poucas usadas.

A moda mais democrática atualmente, com espaço para todos os estilos, também favorece muito este segmento.

Pontos de atenção:

  • Atualize-se constantemente sobre moda – estilos, tendências, materiais.
  • Investir muito em redes sociais, especialmente o Facebook, para publicar conteúdos do seu trabalho e assuntos relacionados – fale sobre moda em geral, até sobre tendências que podem surgir com customização.
  • Os depoimentos são fundamentais – o velho boca-a-boca no formato digital.

03 – Representação comercial

Este é um setor que tem grande potencial para crescer, principalmente pela versatilidade que ele permite.

Você pode, por exemplo, representar utensílios modernos para cozinha (os gadgets) e, num segundo momento, representar eletrodomésticos e assim seguir uma linha de produtos relacionados – e ganhar autoridade.

É um negócio que permite flexibilidade e baixo investimento. Vale a pena conferir o potencial de  abrir empresa de representação comercial.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *